O IMPACTO DA SENSIBILIDADE DA ESCUTA

A escuta sensível é mais do que ouvir palavras, é também ouvir os sentimentos de quem comunica, seja verbalmente ou não. É a nossa capacidade de conectar nossa humanidade com a humanidade do outro, que naquele momento pode estar latente em determinados sentimentos e emoções.

Esse tipo de escuta aliada a perguntas empáticas nos ajuda a perceber se nossas deduções do que se está comunicando são verdadeiras ou fantasias de nossa mente, evitando que essas deduções desencadeiem de forma precipitada nossas ações e conclusões.

​Diversas pesquisas e práticas apontam essa capacidade de “se colocar no lugar do outro” como fator gerador de uma vida prospera e feliz, mantendo amizades, laços familiares, o amor romântico, ambientes profissionais saudáveis, sendo aplicada em diversos âmbitos de nossas vidas.

Dessa forma, queremos levantar reflexões acerca dessa fantástica habilidade, tão preciosa no atendimento à população de rua, mas que também serve a vida em diversas situações.

DIALÓGO SOBRE OS DESAFIOS DE ABORDAGEM A POPULAÇÃO EM EM SITUAÇÃO DE RUA

  • Construir o processo de saída das ruas  e possibilitar condições de acesso a rede de serviços e a benefícios assistenciais;

  • Identificar famílias e indivíduo com direitos violados e a natureza das violações, as estratégicas de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições;

  • Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimentos de parcerias, promover ações para a reinserção familiar e comunitária, o serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas  e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas sempre na perspectiva de garantia dos direitos.

1 - Cuidado e Subjetividade

A importância da pluralidade como objetivo de ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. O Instituto Ecoema permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.

2 - Identidade

O trabalho voluntário é também um processo de autoconhecimento. É descobrir quem você em relação ao outro, e essa descoberta é libertadora. É descobrir dentro da alma sua generosidade, sua disposição para ajudar e sua sensibilidade. É florescer uma sensibilidade singular. Antes de mais nada, fazer trabalho voluntário é sobre se doar para o outro, mas o aprendizado reflete muito na sua individualidade. É perfeito!